O movimento internacional conhecido como Outubro Rosa é comemorado mundialmente. O nome remete ao laço rosa, que significa a luta contra o câncer de mama e o despertar para participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.

Atualmente o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil. Sua incidência vem aumentando ao longo do tempo. Não há uma causa única. Diversos fatores estão relacionados a esse aumento como: idade, fatores endócrinos, história reprodutiva, fatores comportamentais, ambientais e fatores genéticos hereditários. A incidência é de 25% de novos casos a cada ano e a estimativa é de 57.960 casos. (2016 – INCA).

A feminilidade é muito valorizada socialmente em diferentes culturas, aspecto esse que acaba sendo abalado quando a mulher é diagnosticada com o câncer de mama. As mudanças que os tratamentos trazem, tais como a mutilação total ou parcial da mama e as perdas dos cabelos, sombrancelhas e cílios as deixam com medo de perder sua natureza feminina.

[...} o corpo é uma estrutura primordial da vida e configura-se
por sua característica morfológica. Além de seu aspecto físico, ele é
tambpem poderoso e multifacetado veículo de comunicação:
faz parte dos processos de interação, personifica e
presentifica o sujeito no seu circundante. (CASTILHO, 2004, 14).

UNIDADE 1

Unidade I: Rua Domingos Marreiros nº 317
Fone: 91-3225-1081/ 91-3224-0003

UNIDADE 2

Unidade II: Rua Antonio Barreto, nº 380
Fone: 91-3222-3577

Entre em contato

Entre em contato conosco